Aos comentaristas


Devido uma avalanche de comentarios torpes e não identificados, decidimos que só aceitaremos comentarios devidamente identificados e que não contenham mensagens ofensivas, alias se comentar e se identificar, serão permitidas as ofensas. Quem quer debater, tem que ter coragem de se mostrar para que o debate ou critica seja fdemocratico! Okay cara palida?

terça-feira, 14 de abril de 2009

Poetica - Como Fazer Versos. Maiakovski

"As crianças (e também as novas escolas literárias) querem sempre saber o que há no interior de um cavalo de papelão".

"Uma vez mais repito categoricamente: não forneço qualquer regra capaz de transformar um homem em poeta e de o levar a escrever versos. Essa regras não existem. Poeta é justamente o homem que cria as regras poéticas".

"A inovação é indispensável a uma obra poética. O material das palavras, as combinações achadas pelo poeta, devem ser reelaboradas. Se os versos são feitos com velhos resíduos verbais, a quantidade destes deve ser calculada em proporção com o material novo utilizado. É a quantidade e qualidade do material novo que condicionarão as possibilidades da mistura".

"O trabalho poético preparatório se faz de modo contínuo".

"O 'bloco de notas' é uma das condições essenciais para fazer qualquer coisa de válido".

"O tempo é necessário para deixar uma coisa já feita repousar"."Quando acabo um poema encerro-o numa gaveta durante vários dias, em seguida retiro-o e vejo imediatamente os defeitos que nele se escondiam. Trabalho muito fatigante"."O ritmo é a força essencial, a energia essencial, do verso".


Para Leandro e outros amigos conttribuintes ou não do blog,uma seleção de textos e frases de Maiakovski,em seu livro:Poetica - Como Fazer Versos.

Um comentário:

Xavier disse...

Quem é esse Maiakoviski, homem sábio...rs
Meu o cara é um mestre mesmo, para aqueles que procuram as formas "enlatadas" de ver, revelar e expressar o mundo ele ja disse tudo, não existe receita de bolo, o bom em algo é aquele que pratica, coloca o seu eu, se doa para sua arte, muito bom mesmo e sempre merece ser lembrado...